Atendimento humanizado: a tecnologia é a sua aliada!

Atendimento humanizado: a tecnologia é a sua aliada!

O debate sobre atendimento humanizado tem ganhado força à medida que novas tecnologias são implementadas na área da saúde.

Muitos podem pensar que estruturas tecnológicas e procedimentos padronizados e automatizados contribuem para a ideia de que as inovações tornam a relação médico-paciente mais fria.

Porém, é preciso olhar a questão por outro ângulo: a de que a tecnologia pode facilitar o acesso aos cuidados com a saúde, desburocratizando esse processo e tornando distâncias “mais curtas”. Assim, o paciente tem a possibilidade de ter um atendimento de qualidade com mais comodidade e o profissional pode atender de qualquer localidade, estando disponível para ajudar o paciente até em momentos que a presença física seria inviável.

E isso tem uma resposta bastante positiva: a da humanização do atendimento, que acontece quando todos profissionais de uma equipe de saúde entendem o paciente de forma integral. Assim, é possível estabelecer um diálogo individualizado com o paciente, desde cuidados preventivos até a prescrição e monitoramento de tratamentos necessários.

Por isso, o tratamento humanizado pressupõe a união entre a qualidade do tratamento técnico e a qualidade do relacionamento que engloba soft skilss. Esse elo é fundamental para que o paciente e sua família confiem no profissional e se sintam verdadeiramente amparados.

Quando falamos em estrutura para atender com qualidade, podemos citar desde bons equipamentos até a automatização de processos de gestão. Estes e muitos outros procedimentos podem contar com a tecnologia para mais precisão e eficiência.

Algumas inovações em saúde digital buscam revolucionar a medicina como conhecemos. É a chamada medicina do futuro, que otimiza processos através do desenvolvimento e domínio das tecnologias, permitindo com que os profissionais tenham mais tempo e liberdade para evoluir seus conhecimentos e habilidades de relacionamento.

Estas facilidades trazidas pela tecnologia tendem a tornar o acesso à saúde mais simples e seguro. Como ocorre com as soluções da Lauduz, que buscam integrar teleconsultas, Linhas de Cuidado digital e dispositivos médicos.

E é uma tendência que se tornará cada vez mais forte, afinal, já estamos no futuro. Para saber mais, acesse o nosso site.

Dra. Carolina Fernandes, CRM-RS 48662.