Como a telemedicina reforça a Atenção Primária à Saúde

Como a telemedicina reforça a Atenção Primária à Saúde

A pandemia da Covid-19 forçou mudanças nos modelos de atenção à saúde na intenção de evitar ou diminuir o contato direto entre pacientes e médicos. Em vários países, principalmente na Europa, sistemas de saúde rapidamente adotaram estratégias de telemedicina (por vídeo, telefone ou internet), tornando as teleconsultas o modo preferencial de acesso à Atenção Primária à Saúde (APS).

A telemedicina pôde, assim, ajudar na organização da ida dos pacientes às unidades de saúde, limitar a exposição a doenças infectocontagiosas e diminuir a transmissão do coronavírus.

E, de fato, mesmo com o fim do isolamento social, a telemedicina continua como uma possibilidade de conseguir um cuidado com mais segurança, conforto e comodidade. É uma tendência que continuará forte pelos próximos anos.

Com relação à experiência do paciente, consultas por vídeo melhoram significativamente alguns cuidados com a saúde, como o acompanhamento de pacientes crônicos. Além disso, há maior proximidade com o lar do paciente durante as teleconsultas, o que faz com que ele se recorde melhor de suas dúvidas, de medicações em uso e das orientações médicas. A telemedicina também pode fortalecer a construção de vínculo com o profissional, pois permite um acesso mais fácil, dando a percepção de um contato mais próximo mesmo falando à distância.

Portanto, não há como negar que a telemedicina tem a capacidade de melhorar resultados em saúde na APS. E com o uso da tecnologia, podemos ir além das teleconsultas para ampliar ainda mais o acesso à saúde, aumentando o engajamento dos pacientes e potencializando resultados. Como exemplo, a implementação de Linhas de Cuidados digital, focadas em promoção de saúde e prevenção de agravos, e o monitoramento de sinais vitais como pressão arterial.

Pacientes com condições crônicas de saúde, que necessitam de um acompanhamento regular, ou pessoas que possuem dificuldade de acesso às unidades de saúde (por distância geográfica, dificuldade de horários etc), se beneficiam mais dos cuidados digitais.

No nosso site, você encontra todas as informações necessárias sobre como a Lauduz ajuda empresas e parceiros a cuidar das pessoas através de telemedicina, Linhas de Cuidados e dispositivos médicos digitais.

Dra. Carolina Fernandes, CRM-RS 48662.