Os impactos do absenteísmo nas empresas

Os impactos do absenteísmo nas empresas

O absenteísmo, que é a ausência ou falta de comparecimento de um funcionário em seu local de trabalho, é algo cotidiano para muitas empresas, o que gera um impacto econômico expressivo para as organizações.

A Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) estima que o custo do absenteísmo no Brasil em 2020 foi de aproximadamente R$ 47 bilhões, o que pode corresponder a um custo médio anual de 5% da folha de pagamento de uma empresa.

Existem vários outros tipos e motivos para absenteísmo:

a) Absenteísmo voluntário – é a ausência do trabalho, por razões particulares. Portanto, trata-se de ausência não justificada, sem amparo legal, de exclusiva responsabilidade do trabalhador;

b) Absenteísmo por doença – inclui todas as ausências por doenças, e tempo dispendido em atendimentos;

c) Absenteísmo por patologia profissional – compreende as ausências por acidente de trabalho ou doença profissional;

d) Absenteísmo legal – aquelas faltas ao serviço amparadas em lei, como licença maternidade, nojo, gala, doação de sangue e serviço militar;

e) Absenteísmo compulsório – falta ao trabalho por imperativo de ordem legal, ainda que o trabalhador não deseje, tais como: suspensão imposta pela chefia, prisão, etc.

O afastamento de um colaborador do trabalho por motivo de doenças/patologias profissionais pode ser considerado o mais preocupante, pois além de representar um impacto significativo na saúde e bem-estar dos funcionários, influencia diretamente na produtividade e nos resultados financeiros das empresas.

Por isso, é importante que as empresas monitorem de perto o absenteísmo e adotem medidas para reduzir seu impacto na produtividade e nos resultados financeiros. Nesse aspecto, soluções como a da Lauduz que priorizem um cuidado preventivo em saúde e que facilitem o acesso a profissionais de saúde por telemedicina ajudam a reduzir o absenteísmo, tanto por estimular uma cultura de saúde, quanto por reduzirem o tempo de afastamento quando este for necessário.

Pensando em como te ajudar a diminuir os impactos do absentísmo na sua empresa, separei um material, preparado com carinho por nós aqui na Lauduz, com dicas valiosas e fáceis de aplicar na promoção do bem-estar no ambiente de trabalho. Nele você encontrará a resposta de como estimular e promover a saúde e bem-estar ao colaborador de forma simples e econômica, mitigando o absenteísmo.

O material está disponível para você através deste link! Clique aqui e garanta seu e-book.