A Lauduz, empresa inovadora na área de saúde, participou da 3ª edição do Espírito Startups, o primeiro reality show de inovação e negócios do Espírito Santo (ES). Confira neste artigo como foi a trajetória da healthtech no programa de TV capixaba. O que é o Espírito Startups? O primeiro reality show de inovação do ES é apresentado por Ricardo Frizera, diretor-executivo da APEX Ventures, produzido pela TV Vitória, afiliada da Record no Espírito Santo. O programa revela e destaca startups com projetos promissores e tecnologias disruptivas. Na competição, diversas startups são selecionadas para apresentar seus negócios e soluções para uma banca de jurados experientes e investidores. Durante o programa, as startups realizam pitches para os jurados, onde têm a oportunidade de mostrar seus projetos e responder a perguntas sobre seus modelos de negócio. A Lauduz foi selecionada entre mais de 300 startups mapeadas pelas principais instituições do ecossistema de inovação capixaba. O processo de seleção do reality show foi feito por um comitê formado por representantes das instituições GlobalTouch, Bbutton Ventures, Base27, Apex, Folha Business e Espírito Hub, com base em critérios como: a rentabilidade do modelo de negócio, o impacto social da solução, entre outros. As participantes passaram por mentorias de empresas de diversos segmentos para receberem orientações e esclarecerem dúvidas sobre seus modelos de negócios, dentre elas a ArcelorMittal, uma das maiores indústrias no país; GlobalSys e VipRede, duas referências em tecnologia no Espírito Santo; Rhopen, consultoria de recursos humanos; UVV, de educação; e Sicoob ES, de serviços financeiros. Sobre a participação da Lauduz no Espírito Startups Com a crescente crise na saúde suplementar, a Lauduz se posicionou como uma aliada fundamental para cuidados em saúde de forma mais eficiente e econômica. O Telekit®, um equipamento portátil que permite a realização de consultas de telemedicina com a aferição de sinais vitais e exame físico, surge como uma solução disruptiva para transformar qualquer ambiente em um ponto de cuidado digital. Com a telemedicina como ferramenta estratégica, a Lauduz possibilita ampliação ao acesso à saúde, levando atendimento de qualidade para qualquer lugar com acesso à internet. Em uma empresa, por exemplo, propicia a redução do número de faltas no trabalho e o acesso mais rápido a cuidados médicos quando necessário, resultando em colaboradores mais saudáveis, engajados e produtivos.
A participação da Lauduz no reality Espírito Startups foi elogiada pela banca de jurados, que destacou o potencial do Telekit para transformar a saúde, seja no âmbito assistencial ou ocupacional, como reforçou Rogério Salume, Fundador e CEO da Wine.com.br, maior e-commerce de vinhos da América Latina.
A startup conquistou a atenção não apenas pela inovação tecnológica, mas também pela sua missão de promover o cuidado preventivo em saúde, tornando-o acessível e eficiente para todos.